quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Contingências de Quinta-feira

Queria que o título da postagem fosse "Por que o fato de estarmos sozinhos no universo me assusta mais do que termos companhias interplanetárias - ou, menos pior, intergalácticas" mas não serviu. 
Em suma, por que?
Porque a solidão limita. É claro que o contato poderia ser desastroso (e põe desastroso nisso), mas a perspectiva do infinito abre dentro de mim a porta trivial da esperança.
Caros leitores, que isso seja o mais puro equívoco mas, se somos os únicos habitantes deste magno universo, estamos fadados. Escravos de nossas próprias teorias baseadas no pouco que conhecemos do infinito.
Para os que desdenham as possibilidades excêntricas de existências enigmáticas, temo por suas mentes. Temo pelo dia que descobrirem que podem estar errados. O choque vai ser literalmente astronômico.
Lembrem-se sempre do benefício da dúvida!
Ela pode salvar almas.
Salva a minha todos os dias, pelo menos.




2 comentários:

  1. Bom texto, Ana.
    Pensar nesse tipo de coisa sempre me deixa mais animado, acredita?
    Sim, porque me deixa aliviado pensar que todo mundo que já existiu, qualquer pessoa (desde os primeiros ancestrais até a pessoa mais desenvolvida e seja lá o que for da nossa era) não fazia a menor idéia do que estava acontecendo. E isso é fascinante, você não acha?
    E é aí que o benefício da dúvida também me alivia. Sim, somos "escravos de nossas próprias teorias", mas nada nos impede de simplesmente criar novas teorias. Somos escravos-livres!
    Escravos de uma verdade que possivelmente nunca será descoberta, mas livres para fazer com a dúvida o que quisermos!
    Por exemplo, considerar todo infinito como um play-ground! :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Olá Arnaldo, obrigada por comentar!!!!
    Sim, somos escravos de nossas teorias mas o que faz com que possamos sempre inová-las é de fato a dúvida! Pense em nós como formigas, que só conhecem o jardim em que vivem e o sistema do qual fazem parte. Somos nós no universo!

    Abraço :D

    ResponderExcluir