segunda-feira, 10 de março de 2014

Calendário: hoje nascia um Maroto


O post de hoje é extremamente especial para mim, e não saberia como começar se não fosse dessa forma. Há exatos 54 anos nascia Remo Lupin, conhecido principalmente por ter sido o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas no livro O Prisioneiro de Azkaban. Porém, muito antes de ensinar Harry a utilizar seu Patrono, Lupin teve sua própria grande história. Remo é um dos personagens mais incríveis que Rowling criou, sendo um verdadeiro guerreiro durante toda a sua vida. 
Remo John Lupin nasceu no dia 10 de março de 1960, proprietário de um dos títulos mais importantes na comunidade bruxa, a Primeira Classe da Ordem de Merlin. Também conhecido como Aluado (Moony), foi um bruxo de meio-sangue filho de Lyall e Hope Lupin. Ele era portador de licantropia, ou seja, a maldição que transforma um homem em um lobo. Fora mordido em sua infância pelo lobisomem Fenrir Greyback, resultado de uma vingança contra o pai do garoto.
Frequentou Hogwarts e era da Grifinória, assim como seus melhores amigos Tiago Potter, Sirius Black e Pedro Pettigrew. Juntos, os quatro acabaram sendo conhecidos como os Marotos, pelo fato de terem construído o Mapa do Maroto. 

Mas o que há de tão especial nesses quatro amigos? Quantos jovens formaram seus grupos em Hogwarts com o passar dos anos? Direi que há algo tão especial neles que provavelmente representam o mais forte laço de amizade descrito por sua autora. O que tornava sua amizade tão incomum era que, como já sabemos, Remo era um lobisomem. O garoto escondia seu segredo de todos na escola, menos de Alvo Dumbledore, que o ajudava nas luas cheias. Como Lupin obviamente não tinha controle durante suas violentas transformações, o diretor o arranjou um lugar para permanecer durante seus períodos como lobisomem, sendo este lugar uma casa antiga perto do vilarejo de Hogsmeade. Remo tinha vergonha de revelar a verdade para seus amigos, com medo de ser incompreendido. Então, durante aqueles períodos, inventava desculpas como uma doença de sua mãe, que precisava de sua companhia em casa. A mentira não durou muito tempo - durante o segundo ano Potter, Black e Pettigrew deram um jeito de descobrir a verdade e mostraram-se muito solidários para com o amigo. Aprenderam a se transformar em animagos (pessoas com a capacidade de virar um animal por livre e expontânea vontade) com o objetivo de fazer companhia a Lupin durante a lua cheia. Vejam bem, uma mudança de forma humana para animal como a que Remo sofria era bastante dolorida e o fazia sofrer muito quando machucava a si mesmo. Tiago e Sirius escolheram um veado e um cão preto, ambos animais suficientemente grandes para ajudar Remo a se controlar e não se machucar. Pedro, por outro lado, preferiu virar um rato. A presença dos amigos durante suas transformações ajudou Lupin a controlar sua mente, mantendo-a mais próxima de sua realidade humana, mesmo seu corpo ainda sendo o de um lobisomem. Dessa decisão dos amigos surgiram os apelidos Aluado, Almofadinhas, Rabicho e Pontas, nomes que aparecem no Mapa do Maroto.

Sirius, Tiago, Remo e Pedro.
Depois de se formar em Hogwarts, Lupin entrou para a Ordem da Fênix junto com Sirius, Pedro, Tiago e Lílian, com o objetivo de lutar contra Lorde Voldemort e os Comensais da Morte. 
No auge da Primeira Guerra Bruxa, Sirius suspeitou de que Remo estivesse do lado de Voldemort, assim, quando a Profecia foi revelada, ele não foi incluído no plano de manter os Potter seguros. Tiago e Lílian queriam que Sirius fosse o guardião do segredo proveniente do Feitiço Fidelius (usado na casa da família Potter para que Voldemort não os encontrasse), porém Sirius achou a escolha muito óbvia, então sugeriu que Pedro Pettigrew ficasse em seu lugar. 
Todos sabemos como essa troca terminou, provavelmente se Lupin tivesse sido o guardião os pais de Harry não teriam morrido. Não pretendo discutir o caráter de Pettigrew nesse post, porém é impossível passar batido quando o caso está sendo relembrado.
Quando Tiago e Lílian foram assassinados, Remo estava do outro lado do país fazendo um trabalho para a Ordem da Fênix. A notícia foi um grande choque, sendo um dos maiores de sua vida. Após o desastre, acompanhado da prisão de Sirius em Azkaban e a fuga de Pedro, Lupin acabou ficando sozinho e desolado por muitos anos até ser convidado por Dumbledore para trabalhar em Hogwarts, no exato ano em que Sirius foge de Azkaban.


Durante sua estadia em Hogwarts como professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Remo ficou muito próximo de Harry, chegando a dar ao garoto aulas particulares sobre como conjurar seu Patrono. O professor Lupin acaba, então, de certa forma retribuindo o favor a Tiago e ajudando Harry a encarar a realidade, sendo ele próprio uma vítima.
No final da história do Prisioneiro de Azkaban, a verdade é revelada e Harry, Rony e Hermione descobrem sobre os Marotos.
David Thewlis deu vida a Remo Lupin, escolhido pelo diretor Alfonso Cuarón (profissional incrível que futuramente receberá um post especial) e outros membros da produção do terceiro filme.

Não preciso nem dizer que esse post me causou emoções que incluem lágrimas. Relembrar toda a história de Remo e dos Marotos faz com que praticamente todos os fãs da saga desejem por um a continuação de Harry Potter que conte em detalhes a saga dos quatro amigos. A história deles é tão interessante que provavelmente renderia muitos livros.
Fica aqui o meu feliz aniversário a um dos meus personagens preferidos desde criança. E mais um obrigada a J.K. Rowling, é claro, porém eu acredite que uma vida de agradecimentos não seria suficiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário