quarta-feira, 23 de abril de 2014

Motivos para assistir a série Vikings

Olá meus caros, long time no see, eu sei, eu sei. Durante esses dias de exílio na ilha chamada Minha Mente Inquieta, pensei muito sobre aprimorar meu blog, e tive a ideia de expandir seu conteúdo. Comecei ele com o objetivo de falar apenas de Harry Potter e coisas relacionadas a saga, mas o mundo é tão cheio de criações incríveis que obviamente eu não consigo resistir, e decidi que vou escrever sobre outras obras que não possuem relação com Hogwarts e seus estudantes. 
Para estrear essa mudança bombástica, trago-lhes a seguir um dos meus últimos envolvimentos de corpo e alma (isso significa que eu fiquei horas pensando sobre o plot e me envolvi emocionalmente com os personagens), a série Vikings, do History Channel. 
A série não chegou a se tornar popular no Brasil, pelo menos não no nível de Game of Thrones e similares. É uma pena, porque atualmente se me perguntarem minhas séries favoritas, Vikings está entre as primeiras. Drama histórico escrito por Michael Hirst, a série conta a jornada de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), um fazendeiro escandinavo responsável por liderar as invasões pioneiras à Inglaterra, ao lado de seus companheiros guerreiros, seu irmão Rollo (Clive Standen) e sua esposa (e maravilhosa rainha deusa poderosa eu te amo) Lagertha (Katheryn Winnick). 
A série é obviamente carregada de mitologia nórdica, e nos insere numa época totalmente diferente da nossa realidade de hoje. Um dos pontos fortes que vejo nas séries épicas é a oportunidade de conhecer um pouco da vida de nossos antecessores. A maioria das pessoas não faz ideia (ou não perde tempo pensando nisso) de como era diferente e complicada a vida naqueles tempos. 
Resolvi, então, organizar uma lista de motivos para largar tudo o que você está fazendo e assistir Vikings.

ALGUNS MOTIVOS PARA ASSISTIR VIKINGS


O primeiro e principal motivo que considero como atrativo da série é o assunto abordado, mitologia nórdica e a história da antiga Escandinávia (atualmente Dinamarca, Suécia e Noruega). Ok, eu sempre gostei de mitologia, principalmente celta e nórdica, então pra mim é quase obrigatório assistir, mas para quem ainda não é tão familiarizado com o assunto, ou então não sabe de fato nada sobre, acredito que então seja um motivo maior para acompanhar! A série nos situa exatamente no meio de uma civilização que tem como a religião o principal norteador de suas ações, demonstrando literalmente a força da crença e o quanto ela influencia em suas vidas. 
Considerando então a religião, outro atrativo histórico da série é o conflito entre a religião cristã e a nórdica (pagã). É incrível ver a diferença entre as duas, principalmente o monoteísmo cristão (Deus) e o politeísmo nórdico (Odin, Thor, Loki, Tyr, Frey...). Ambas desconsideram totalmente as crenças do inimigo, insultando e zombando. O personagem que irá representar esse conflito é o monge cristão Athelstan (George Blagden), sequestrado por Ragnar e levado como escravo para a Escandinávia.


O segundo motivo, que naturalmente só pude considerá-lo depois de assistir pelo menos a primeira temporada, é o elenco escalado para interpretar os personagens. Todos os atores eram novos para mim, porém extremamente talentosos. Então, agora que já conclui isso, repasso para vocês como outro bom motivo. Quando analiso um cast de produção de história épica, a primeira coisa que noto é se o ator se encaixa na época em que está inserido. Não sei se todos notam isso, mas em alguns casos de filmes, séries ou novelas mesmo os atores não tem a "cara" da época, e então fica tudo meio estranho. Óbvio que a atuação deve ser considerada antes disso, mas não é o único fator. No caso de Vikings, o cast foi brilhantemente escolhido, não deixando nenhuma brecha pra ficarmos questionando.


Com a atual luta de valorização da mulher, achei interessante ressaltar o poder da mulher nórdica na história. A principal representante feminina em Vikings é Lagertha Lothbrok, esposa do protagonista Ragnar. Lagertha é uma shield-maiden (donzela do escudo), ou seja, uma mulher que escolheu lutar ao lado dos homens nas batalhas. Além de guerreira, Lagertha é profundamente respeitada pelo seu povo e principalmente pelo marido Ragnar. Evitando spoilers, alguns eventos vão fazer vocês questionarem isso, porém vão perceber que ela sempre vai agir de forma a preservar sua dignidade, possuindo uma personalidade independente. Apesar de respeitarem suas próprias mulheres, os vikings são, antes de tudo, um povo violento, então não esperem que não haja estupros e violência física, porque tem sim. A diferença é que as mulheres retratadas na sociedade viking são fortes, guerreiras e sabem lidar com essas situações (resumindo, enfiam a faca). Tanto que, quando o povoado de Ragnar é invadido pelo inimigo, as mulheres não hesitam em pegar suas lanças e lutar ao lado dos homens. 


Aqui considero "arte"como direção de arte, figurino e maquiagem. É uma das coisas que mais chamam a nossa atenção já na primeira cena do primeiro episódio. Os vikings tem cabelo, muito cabelo. Portanto, alguns faziam penteados diferentes, ou raspavam só uma parte, e as mulheres com muitas tranças. Eu tentei fazer um dos penteados de Lagertha, sem sucesso, obviamente as skills vão além do meu ser, mas quando eu conseguir vou provavelmente postar um tutorial ou algo do tipo. 
Na questão de direção de arte, o que mais me chamou a atenção foi o design dos barcos. Eu nunca tinha parado para analisar um barco viking, e realmente são muito bonitos (dalheee Floki), porém fiquei impressionada com o tamanho. Eram muito pequenos! A gente geralmente imagina navios piratas, mas os barcos eram realmente muito menores, servindo em torno de 30 homens no máximo. MAS, eram extremamente velozes. 


Basicamente, um dos personagens mais legais já criados na história das séries. Floki é um dos melhores amigos de Ragnar e sua família, sendo extremamente leal desde o princípio. Ele é o responsável por construir sozinho os barcos vikings, tendo então grande conhecimento nessa área. É uma referência ao deus Loki (vamos inclusive ousar e dizer que poderia ser Loki reencarnado), tendo uma personalidade excêntrica e entre os companheiros é a fonte de risadas. Seu jeito me lembrou bastante o Jack Sparrow. É interpretado pelo ator Gustaf Skarsgård (sim, irmão do ator de True Blood), momento para elogiar a atuação e ir googlezar mais trabalhos dele.


Sou uma compulsiva por temas de abertura. Se eu gosto de série e ela tem uma abertura não-legal, eu fico chateada. Sério, eu considero a abertura muito importante, porque é o momento de fazer o telespectador se arrepiar e sair gritando pela casa porque começou um novo episódio! Um bom tema de abertura sintetiza a vibe da série naqueles poucos segundos. É o que acontece com Game of Thrones, todo mundo ama aquela abertura e a música. E com Vikings não é diferente! A música é incrível e as imagens são lindas. Vamos dar uma olhada.


A música é de Fever Ray, se chama If I Had a Heart.

Espero que meus motivos tenham sido suficientes para vocês pelo menos pensarem em assistir essa série! E também espero que, se de fato começarem a assistir, se interessem pela mitologia nórdica e procurem mais sobre o assunto! Vikings já está na segunda temporada, sendo que cada temporada apresentou até agora 9 episódios.

Site que recomendo sobre a série: Vikings Totem

ODIIIIIIIIIIIIIIIIIIIN!


2 comentários: