terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Porque você deve assistir Doctor Who


"Coisas terríveis aconteceram a bruxos que mexeram com o tempo, Harry"

Este é provavelmente um dos posts mais legais que vou escrever, e espero que todo mundo que acompanha meu blog leia e considere os maravilhosos fatos que estou prestes a apontar. 
Quando se trata de ficção, nós, fãs de Harry Potter, geralmente somos os primeiros a entrar no assunto. Justamente pelo fato de que isso nos move em todos os sentidos. Nosso dia a dia tem um pouco de ficção, assim como nossa personalidade, que depois de tanto tempo passou a adquirir essa característica inevitável. E não conseguimos entender aqueles que não gostam. Não conseguimos imaginar nossas vidas sem o improvável, porque seria simplesmente muito sem graça.

Então, agora que já expomos nossa paixão pelo improvável, o que faríamos se uma cabine telefônica azul surgisse em nosso jardim e dela saísse um homem apressado falando para o acompanharmos? Ele não para de falar. Não entendemos metade das palavras que ele diz, porque elas não fazem sentido - pelo menos não ainda. Porém, de alguma forma, nossa curiosidade se choca com a confiança que ele está transmitindo em cada palavra, e de repente sentimos que nada de ruim poderia acontecer enquanto estivéssemos perto daquele desconhecido. Sem nem se lembrar de buscar uma mochila, nos rendemos e entramos naquela caixa azul. E, meu Deus, ela é gigante por dentro. Ouvimos ele resmungar "Ela é maior por dentro" antes de sequer abrirmos a boca para proferir as mesmas palavras. O homem nos olha e finalmente fala "Eu sou o Doctor, para quando você quer ir?"

O que acabei de fazer foi criar uma pequena cena sintetizando o que basicamente aconteceria se o Doctor, o protagonista da série Doctor Who, convidasse uma nova companheira para viajar com ele. Não entendeu nada? Vamos por partes.
Doctor Who é uma série britânica de ficção científica com mais de 50 anos de história. Sim, provavelmente ninguém aqui era nascido quando ela estreou. A série mostra as aventuras de um Senhor do Tempo, um alienígena que possui aparência humana, viajando através do tempo com o objetivo de salvar pessoas, civilizações e consertar erros históricos (no passado, presente ou futuro). Ele apresenta-se como "The Doctor" ou O Doutor, apesar de possuir um nome que ninguém sabe qual é. E, junto com ele, há sempre uma "companion" ou companheira, que o ajuda nas jornadas.
A série recebeu o reconhecimento da crítica e do público como um dos melhores programas de televisão britânicos, só para começar. É parte importantíssima da cultura popular do Reino Unido.
Originalmente, foi transmitida de 1963 a 1989 e depois relançada em 2005 até os dias atuais.

Mas o que afinal tem a ver com Harry Potter?
Podemos citar uma série de fatores que as duas produções tem em comum, começando pela ficção e pela importância cultural. Porém, há ligações muito mais incríveis entre as duas - e ficarei honrada em citá-las a seguir. Quando você chegar ao final desse post, tenho certeza absoluta que se ainda não viu a série, vai correndo dar um jeito de começar a acompanhar.
Trust me, I'm a Doctor.

As relações que podem ser vistas variam desde a fórmula do roteiro e apresentação dos personagens - em certos momentos da série - até a escalação dos atores. Vou começar pelo fator mais longo, que trata justamente do compartilhamento de brilhantes nomes entre as duas produções. A lista de atores que estiveram presentes no elenco de Harry Potter e no de Doctor Who é bastante extensa, vamos ver a seguir.

ELENCO


Se você odiou Bartô Crouch Jr., lhe darei um motivo para amar esse rosto antes conhecido como um Comensal da Morte. David Tennant é a principal ligação entre as duas séries, pois é o protagonista em algumas temporadas de Doctor Who. Não vou revelar o porquê de ele só protagonizar algumas, pois essa é a graça da série, mas durante sua estadia na T.A.R.D.I.S. (nome da cabine telefônica que o Doctor viaja), ele não deixa a desejar. Aliás, faz exatamente o contrário. Lembro que quando comecei a assistir já sabia que ele apareceria, portanto aguardei ansiosamente e cultivei um afeto inexplicável por este homem. Nunca tinha visto outras atuações de Tennant, por isso a imagem que eu tinha dele era a do cruel Bartô. Quando surgiu como Doctor, fiquei impressionada pois imediatamente consegui me desfazer da imagem que tinha e imergir no papel junto com ele. Como Doctor, faz o papel oposto de um vilão, interpretando um personagem engraçado e amável. Tennant é excepcional, e aproveitei ao máximo cada episódio dele.

Quando já estamos amando Tennant na pele do Doctor, eis que um momento glorioso acontece em um dos episódios. Harry Potter é citado por sua companheira e ele responde. Sim, meus caros. Para não estragar a surpresa daqueles que querem ver sozinhos, clique aqui e aqui os que não aguentarem esperar.

Antes de passarmos para o próximo ator, há uma curiosidade (me pergunto se uma coincidência) presente entre Bartô Jr. e o Doctor, ambos interpretados por Tennant. Bartô Crouch Jr. morreu no capítulo chamado "The Parting of the Ways" ou, em português, "Os Caminhos se Separam". Tennant aparece em Doctor Who como Doctor pela primeira vez no episódio de mesmo nome, "The Parting of the Ways". Sim...



Bill Nighy é um excelente ator que interpretou um especialista em artes no Museu de Orsay, no episódio de Doctor Who cujo foco principal era o pintor Van Gogh. Aproveitando seu papel para expressar a minha admiração por esse magnífico episódio, ressaltando o desfecho emocionante. Quando chegarem nesse momento da série, lembrem-se disso! 



Quando vi Michael Gambon no especial de natal "A Christmas Carol" - novamente, um dos mais emocionantes - dei um pulo de alegria. Seu papel, assim como o de Tennant, foi o oposto do interpretado em Harry Potter. Só que, desta vez, do nosso querido diretor Dumbledore, Gambon passa a ser um senhor cruel e rancoroso. E, mais uma vez, podemos perceber a capacidade do ator de interpretar diferentes personalidades e convencer o telespectador em ambas.



Senhor Weasley! Mark Williams em ambos os papeis interpretou um pai. Em Harry Potter, foi pai de Rony Weasley e em Doctor Who foi o pai de Rory Williams, e o mais interessante é que, pelo menos para mim, Rony e Rory tem muito em comum - mais para frente explicarei melhor.



Oh, a deusa dos Sonserinos! Helen McCrory em ambos os papéis interpreta uma "vilã", e as aspas podem ser consideradas também nos dois casos - pois as duas personagens tem seu lado bom e justificável. Nos dois casos há uma força materna maior que move suas ações.



Os dois papéis de David Bradley tem uma personalidade (e uma aparência) bem parecida. O episódio de Doctor Who em que ele aparece se chama "Dinosaurs on a Spaceship" - sim, o episódio realmente tem dinossauros dentro de uma espaço-nave howamazingisthat!

Bradley também tem outras relações com DW. Emprestou sua voz para os Shansheeth em outro episódio e fez o primeiro Doctor (originalmente era William Hartnell quem interpretava) recentemente em um documentário da BBC. 



Foi uma ótima experiência ver Shirley fora do papel de Murta, pois também nunca a tinha visto em outras situações. No episódio "Love and Monsters", há um protagonista que conta sua história em primeira pessoa, algo incomum em Doctor Who.



A personagem de Zoe em Doctor Who é a última de nossa espécie, o último ser humano sobrevivente no futuro. Como o episódio se passa no ano 5.000.000.000, depois de tantos anos o que resta dela é o que está representado na imagem. 



Ah, personagens incríveis! Toby Jones, nosso querido Dobby, interpreta em Doctor Who o genial Dream Lord ou, em português, Senhor do Sonho. Trata-se de uma manifestação psicológica do próprio Doctor. O episódio se chama "Amy's Choice" e é um dos meus preferidos.


Rawlins aparece no episódio chamado "Planet of the Ood", interpretando um membro da organização "Friends of the Ood". Os Oods são uma raça de humanóides telepática, e essa organização é a favor de sua libertação. Gosto muito dos episódios em que os Oods aparecem!



Roger interpreta John Lumic em Doctor Who, um personagem muito importante pois foi o criador de um dos maiores inimigos do Doctor, os Cybermen. Infelizmente, Roger faleceu esse ano.


O número de atores compartilhados pelas duas produções não para por aqui. Como ainda não assisti as temporadas da primeira fase de Doctor Who, transmitidas entre 1963 e 1989, preferi não citar os atores em comum, e são vários também. Só pelo fato de haver tantos nomes brilhantes já é um grande motivo para tirarmos um mês do ano para iniciar uma maratona.

ROTEIRO

Agora, vamos falar de personagens e roteiro. Ao assistir as últimas temporadas de DW, notei algumas fortes semelhanças na forma das relações dos personagens principais. Estamos, então, na quinta temporada, onde agora o Doctor é interpretado por Matt Smith (não me deixem começar a falar dele, eu vou até amanhã elogiando) e acompanhado pela companion Amy Pond e seu namorado/marido Rory Williams.


A fórmula composta por dois homens e uma mulher (ou dois meninos e uma menina, no caso de Harry Potter), já pode ser vista de início. É claro que muitas outras sagas também são assim, mas estou apontando somente em Doctor Who. Amy não tem sua personalidade semelhante a de Hermione, pois a mesma é mais tímida e menos descontraída. Amy, em um dos primeiros episódios de sua participação, equivoca-se ao achar que sua relação com o Doctor vai além da amizade e o beija (o que, na verdade, é demais e eu amei mas essa sou eu hehe). Isso nunca aconteceu em HP, por mais que Rony e outros personagens achassem que sim. Então chegamos a Rory, o verdadeiro amor de Amy, e essa relação sim é a mesma em HP. Temos um personagem meio atrapalhado mas com um bom coração, e temos uma garota independente que comanda a relação. Há também alguns momentos que que Rory sente ciúmes do Doctor com a Amy, mas só no começo, porque depois a história se desenrola e os motivos para gerar isso acabam.


Harry e o Doctor possuem semelhanças encontradas na maioria dos heróis das histórias, como o senso de justiça, um passado que o traumatizou de alguma forma, um bom caráter e a importância que dá as pessoas a sua volta.

Como passei grande parte da minha adolescência "convivendo" com esse trio, logo me apeguei ao trio Doctor-Amy-Rory, e posso dizer que foram os mais difíceis de me despedir. O incrível em DW é que nos apegamos aos personagens rapidamente, e consequentemente temos que aprender a esquecê-los de certa forma e imergir nos próximos que vão surgindo. É literalmente um exercício de desapego. Porém ainda não superei a maioria, e tenho certeza que quem assiste também.

Espero que esse post tenha sintetizado pelo menos alguns dos fatores em comum entre essas duas incríveis produções, e confesso que me arrependo de ter demorado tanto tempo para começar a acompanhar Doctor Who. É uma série que aborda não só ficção científica - seu gênero - mas contém romance, mistério, ação, suspense... É um verdadeiro pote de ouro pra quem curte cinema e televisão. É óbvio que você não deve assistir a série só por ter relações com Harry Potter, porém é um bom motivo para começar!

P.S.: Como sabem, estive recentemente na Disney, e comprovei o fato de que Doctor Who é muito famoso lá no Reino Unido. Para os que não sabem, o parque Epcot possui vários pavilhões que representam réplicas de diferentes países do mundo. Na Inglaterra, há várias lojas temáticas e em uma delas há uma sessão só de DW! Um sonho!

Até a próxima!
ALLONS-Y


Nenhum comentário:

Postar um comentário