domingo, 9 de março de 2014

Calendário: feliz aniversário, Professora Trelawney


Hoje, há mais de 50 anos, nasce Sibila Trelawney, cuja presença na saga se tornaria deveras importante. Sibila é tatara tatara tatara neta de Cassandra Trelawney, uma famosa bruxa vidente. Passou para suas gerações seguintes esse dom, conhecido como o olho interior. Trelawney viria a ser professora de Adivinhação na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ao lado do centauro Firenze. 
Porém, antes de ficar conhecida por todos como professora, fez sua primeira profecia para Alvo Dumbledore, que estava na época fazendo entrevistas em busca de um professor de Adivinhação, no pub Cabeça de Javali nos anos 80. Essa profecia seria então conhecida como A Profecia, cujos dizeres se resumiam no fato de que um garoto nascido no final do mês de julho teria o poder de derrotar Lorde Voldemort. Naquela década, o Lorde das Trevas estava no auge de seu poder, causando um verdadeiro estrago na comunidade bruxa. Todos sabiam que ninguém era capaz de derrotá-lo, até ao momento em que a profecia foi feita.
“Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima… nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês… e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece… e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver… aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar…”
Naquela noite, o Cabeça de Javali estava sendo frequentado também por um seguidor de Voldemort, ninguém menos do que Severo Snape, que prestou atenção na conversa até ser descoberto e expulso enquanto Sibila ainda falava. Snape só ouviu a profecia até o momento em que identificava um menino nascido no final de julho, portanto o Lorde das Trevas nunca ficou sabendo do perigo que corria. Foi informado do início dos dizeres, e aquilo foi o suficiente para, um ano depois, ir até a casa dos Potter e marcar o bebê Harry com uma cicatriz. O curioso é que a profecia também se encaixava a Neville Longbottom, mas Voldemort pareceu escolher os Potter.


Trelawney ensinava Adivinhação no sétimo andar da torre norte de Hogwarts. McGonagall dizia que a professora previa a morte de um estudante por ano, mas obviamente aquilo não se realizava. 
Ela raramente estava presente nas refeições e eventos que ocorriam no Salão Principal, preferindo ficar sozinha em sua torre. Era íntima de uma professora desconhecida de Hogwarts e de vez em quando entrava em conflito com McGonagall. 
Durante os anos de 1993 e 1994, Sibila ganhou Harry Potter como aluno em sua classe, porque Ron Weasley havia escolhido essa disciplina e o amigo o acompanhou. Durante uma das aulas sobre folhas de chá, Trelawney viu na xícara de Harry o Grim - um conhecido presságio de morte em forma de um cão preto - deixando o garoto extremamente nervoso.
Algumas profecias de Sibila viriam a ser reais, e outras não. Alunos menos crentes nas áreas espirituais como Hermione Granger desprezariam suas aulas (até porque Hermione foi meio que humilhada pela professora na frente da classe inteira, então acho que é justificável).

Eu com certeza assistira as aulas da professora Trelawney, pois ela é um personagem e tanto. Foi vivida pela famosa atriz Emma Thompson, que interpretou a professora incrivelmente bem. O figurino da vidente foi feito a partir da ideia de que Trelawney podia ver o futuro mas não podia ver o que estava diante dela. Óculos espessos e roupas decoradas com a tradicional técnica indiana de bordado shisha, que incorpora pequenos espelhos ornamentais. Com muitas estampas circulares e ovais, Sibila Trelawney parece estar coberta de olhos.

Fonte: Potter Heaven | Harry Potter Wiki | Das Páginas para a Tela - A Jornada Completa das Filmagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário