segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Algo para pensar

Venho querendo fazer esse post há muito tempo por vários motivos, e finalmente ele está sendo escrito na noite de hoje. Falarei sobre música clássica e como ela mudou e vem mudando minha vida desde quando comecei a dar atenção à ela. 
Comecei a ouvir quando estava na pré adolescência, ouvir aqui no sentido de realmente parar e escutar. É muito difícil para nós, jovens, pararmos para de fato ouvir a música, estamos sempre fazendo alguma coisa simultaneamente, mas o caso é que música clássica precisa de atenção.
Estou escrevendo sobre ela para tentar trazê-la um pouco mais perto de nós e desmistificar a má fama que tem perante os jovens. Não é música chata, pra falar a verdade, é exatamente o oposto.
A música clássica é a forma mais pura que o ser humano já criou para expressar seus próprios sentimentos, e a gente consegue sentir e imaginar muito quando paramos para ouvir. Ela estimula a criatividade e abre muitas portas para áreas culturais que nem imaginávamos. 
Ok, Ana, mas eu ainda acho chato. Não tenho vontade de ouvir.
Então eu recomendo que pare por aqui e vá escutar o que te dá prazer! Nunca faça nada que não esteja com vontade, não é assim que funciona. Música, literatura e outras formas de arte precisam de atenção, caso contrário entrará por um ouvido (ou olho?) e saíra pelo outro.
Agora, se você tem muita curiosidade mas não sabe por onde começar, eu posso ajudar.
Fiz uma lista das minhas 10 músicas clássicas favoritas, e elas são muito boas de ouvir. Melodias conhecidas que você provavelmente já ouviu em muitas trilhas sonoras.

Espero que com minha lista vocês entrem nesse maravilhoso mundo suave e estimulante da música erudita e não saiam mais!

1. O Lago dos Cisnes - Tchaikovsky


O Lago dos Cisnes possui quatro atos que são acompanhados pela música de Tchaikovsky. Essa é a parte que eu mais gosto. Descobri ela assistindo Drácula (1931), cuja abertura é acompanhada por essa música. Sempre quando escuto lembro do filme, que é outra obra de arte (Béla Lugosi!!!). Pretendo fazer um post especialmente para esse filme em algum momento de minha vidinha.

2. Peer Gynt  - Edvard Grieg


O nome completo é "Peer Gynt - Suite No. 1, Op.46 - I. Morning Mood".
Confesso que essa em especial me emociona mais do que o normal. Ela começa lenta, exatamente como o nome diz, em um clima matinal, imagino o dia nascendo. Lá por um minuto a música cresce e explode, e já estou em lágrimas. É, realmente, uma das mais bonitas que já ouvi. Se não for a mais.
Não consegui relacionar ela com nenhuma trilha sonora, apesar de ter quase certeza de ter ouvido ela em algum filme.

3. Dvorak: Serenade for Strings


Costumo escutar uma versão mais rápida, mas não consegui encontrar. Essa é bonita da mesma forma. 

4. Für Elise - Beethoven


Tenho certeza que essa todo mundo já ouviu e alguns até já tentaram tocar (tipo eu no piano virtual, me senti muito vencedora naquele dia).

5. Dança Húngara  n. 7 - Brahms


Bom, Brahms já foi e é constantemente trilha sonora de muitos, muitos filmes. Essa é uma das mais famosas.

6. O Quebra Nozes, Valsa das Flores - Tchaikovsky


Outra muito popular, porém com a mesma profundidade e complexidade que as outras. Barbie e o Quebra Nozes, não adianta fingir, vocês já assistiram (meninas...e meninos talvez).

7. Vienna Blood - Strauss


Essa é uma das primeiras que me encantou, ela me lembra muito aquelas cenas românticas dos desenhos animados da Disney. Nunca vou esquecer quando consegui reconhecer ela no filme do Sherlock Holmes. O legal de ouvir é que a gente começa a reconhecer nas trilhas! 

8. Tocata e Fuga - Bach


Ok, na lista de uma pessoa dramática como eu não poderia faltar essa. Um dos filmes que eu amava quando era criança (não lembro porque, acho que eu gostava do mistério) era O Fantasma da Ópera. Tinha uma cena que ele tirava a máscara e eu adorava. Vai entender. É uma história muito bonita, de qualquer forma. 

9. Rodrigo - Concierto de Aranjuez for guitar


É impossível ouvir essa música inteira e terminar sendo a mesma pessoa. É sério, não tem como. Vocês estarão mudados no final dela. 

10. Symphony no. 40 - Mozart


Para terminar, uma bastante conhecida! Não poderia terminar a lista sem colocar Mozart. São tantas, mas gosto dessa.

Espero que minhas escolhas tenham ao menos inspirado vocês! A música é parte importante das nossas vidas, e nunca é tarde demais para começar a ouvir novos estilos musicais. 
Até a próxima!






Nenhum comentário:

Postar um comentário