terça-feira, 21 de outubro de 2014

Pimentas

A cada dia que passa vem crescendo dentro de mim a consciência ambiental e a importância da valorização da natureza. Desde que comecei a ler e estudar sobre Wicca entendi e percebi a presença de cada detalhe que a natureza nos oferece, mas que no nosso dia a dia passa batido. 
Por esse fato, venho tentando trazer a natureza para perto de mim. Já plantei feijões, acompanhando o processo desde o algodão até o plantio no vaso.
Agora, aproveitei que apareceu aqui em casa uma muda de pimenta e resolvi adotá-la. Para que ela sobrevivesse o máximo possível (sabemos que às vezes, por falta de conhecimento, as plantinhas acabam morrendo) pesquisei sobre o cultivo e decidi compartilhar com vocês. Não é difícil e estou otimista. Não faz isso comigo, pimentinha. Resista à esse mundo louco.


Cultivando pimentas em casa

Durante a minha pesquisa, drenei as informações mais importantes e relevantes. A primeira delas é que é possível cultivar a pimenta em um vaso ou direto na terra. Em ambos os casos, o solo deve ser fértil, leve e bem drenado. Deve ser regada três vezes por semana, pois o excesso de água pode ajudar na formação de doenças. Evitar adubos químicos e dar preferência a uma agricultura orgânica.
A exposição ao sol deve ser entre 4 a 6 horas por dia.

Devemos ter o cuidado na hora de plantar mais de uma muda em um vaso. Se ele for grande, não há problemas em plantar mais de uma. Mas se for pequeno, opte por apenas uma para que ela tenha espaço e cresça saudável.
Cuidado ao plantar vários tipos de pimenta num único vaso, pode haver polinização cruzada e as características do fruto mudam (cor, forma...).

Importante: se comprou mudas direcionadas à decoração não consuma a pimenta, pois pode ter grande quantidade de agrotóxicos. Só de encostar já pode causar irritação na pele. 
Recomendo que perguntem quando forem comprar a muda se ela pode ser consumida ou não, para garantir. No meu caso, não fui eu quem comprei, meu pai ganhou ela, então por precaução não consumiremos.

A pimenta nasce verde e, depois que amadurece, fica vermelho vivo ou até amarelo, roxo, laranja ou marrom, dependendo da espécie.













Vou aguardar e observar o crescimento da pimenta! Espero que esse post tenha inspirado vocês como me inspirou ao escrevê-lo. 
Até a próxima!

Fonte: Arteblog


Nenhum comentário:

Postar um comentário